GCM's recebem atendimento com atualização de vacinas e orientações de saúde

jornal-barueri-site-2
Ação aconteceu no sábado (9/03) e se repete no dia 16/03 com vacinação contra Febre Amarela, Difteria, Tétano e Hepatite C, além de palestras e orientações de saúde. (Foto: Divulgação)

A pedido do prefeito Rogério Franco, a Secretaria de Saúde de Cotia iniciou uma força-tarefa para avaliar e atualizar a caderneta de vacinação dos Guardas Civis Municipais (GCM's). A primeira edição aconteceu no sábado (9/03) e se repete no dia 16/03 com o objetivo de atender o maior número de GCM's possível. A ação contou com equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica.

Das 8h às 12h, as equipes da Saúde estiveram na base da corporação de segurança. Foram disponibilizadas vacinas contra Febre Amarela, Difteria, Tétano e Hepatite C. "Em alguns casos, o GCM foi orientado a continuar a vacinação na Unidade Básica de Saúde", explicou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Também foram ministradas palestras sobre IST/Aids e orientações gerais sobre saúde. Houve distribuição de preservativos que ficaram à disposição para retirada voluntária dos GCM's. As equipes de saúde também esclareceram sobre a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C que podem ser feitos no SAE/CTA, da Secretaria de Saúde, que fica na avenida Rotary, 40.

De acordo com o prefeito Rogério Franco, a ação foi tomada para facilitar o acesso dos GCM's à atualização vacinal e para levar informações de saúde para os agentes. "São profissionais que percorrem toda a cidade, muitas vezes se expõem a situações de risco de contaminação, então, é fundamental que estejam com as vacinas em dia e que recebam orientação sobre saúde", explicou o prefeito Rogério Franco. 

Veja mais notícias sobre CotiaSaúde.

Veja também: