Nequinho Desanti é homenageado por quase 30 anos de vida pública

Nequinho Desanti é homenageado por quase 30 anos de vida pública

A última sessão ordinária de 2016 na Câmara de Santana de Parnaíba, nesta terça-feira (13), foi marcada por homenagens. O vereador e vice-presidente da Casa de Leis, Nequinho Desanti (PMDB), foi lembrado pelos colegas de parlamento por seus 28 anos de vida pública, por meio de uma moção de aplausos indicada pelos vereadores Vicente Augusto da Costa (PMDB), o Vicentão, e Régis Salles (PMDB) e assinada pelos demais parlamentares.

Nequinho encerra no dia 31 de dezembro seu sexto mandato no Legislativo Municipal, mas garante que não deixará a vida pública e continuará a trabalhar em prol de Santana de Parnaíba. "Esta homenagem é uma grata surpresa", descreveu Nequinho. A sessão também marcou a aprovação da Moção do Dia da Família, de autoria de Nequinho Desanti. A homenagem foi acompanhada por sua esposa, filhas, genro, neto, sobrinho e amigos.

Nas eleições de 2008, apesar de ser o quarto vereador mais votado da cidade, Nequinho não conseguiu vaga no Legislativo por conta do quociente eleitoral, mas foi convidado pelo então prefeito Silvio Peccioli (DEM) para assumir a Secretaria de Habitação. Além das grandes conquistas para o município em sua vereança, Nequinho também viabilizou para Santana de Parnaíba 361 unidades habitacionais por meio do CDHU. "Os propósitos de Deus e nossa vida superam as nossas expectativas, ao não assumir uma cadeira como vereador, fui atuar na administração e tive a felicidade de viabilizar as mais de 300 casas populares, e únicas, para Santana de Parnaíba", salientou Nequinho.

Durante o seu discurso, o homenageado aproveitou para agradecer a todos os eleitores que ao longo destes quase 30 anos acreditaram em seu trabalho. "Agradeço a todos, a Deus, aos eleitores, minha família, aos meus assessores, aos funcionários desta Casa e aos vereadores. Aproveito para pedir desculpas para a população, vereador toma decisões e, muitas vezes, não agrada a todos", disse. "Deixo a vereança no dia 31, por opção, e vejo que valeu a pena cada esforço realizado por nossa população. Vamos continuar atuando na vida pública para o desenvolvimento sustentável de Parnaíba. O povo parnaibano será comunicado de nossos projetos futuros", concluiu Nequinho Desanti, que este ano não foi candidato à reeleição.

Homenagens

Os vereadores de Santana de Parnaíba também expressaram suas homenagens ao vice-presidente da Casa. "Nequinho, você sempre será lembrado por sua trajetória, que mudou a história de Santana de Parnaíba, parabéns", disse o vereador Agnaldo Moreno (PEN). "Parabéns pela família que sempre te deu respaldo para que você fizesse o seu trabalho nestes 28 anos de vida pública", cumprimentou o presidente da Casa, vereador Ronaldo Santos (PDT).

Filha e assessora, Rita Nequinho fez um discurso emocionado. "Sou sua fã, pai, você é meu herói. Sempre estive ao seu lado nos bastidores apoiando, vibrando e torcendo em todos os momentos, principalmente, quando não estava sendo fácil, mas sempre estivemos juntos", disse. "Certamente, o nome Nequinho Desanti não será esquecido, especialmente nesta Casa, não só por ter sido vereador, mas pelo seu carisma, suas discussões embasadas e discursos em prol de projetos que trouxeram benefícios para a maioria da população", disse Rita.

Box

Trajetória

Sebastião Silveira Desanti, popularmente chamado de Nequinho Desanti, nasceu em 1963, na cidade paulista de Adolfo. Mora em Santana de Parnaíba há mais de 40 anos, é casado com Ester Cristina e tem duas filhas. Começou a sua trajetória política como líder comunitário, presidiu a Sociedade Amigos do Bairro Jardim São Luís, trabalhou em vários pontos do comércio parnaibano e metalúrgicas. Por duas vezes foi eleito vice-presidente da Cipa.

Em 1988, foi eleito vereador pela primeira vez, com 190 votos. Em 1992, foi reeleito dobrando o número de votos no primeiro pleito. Em 1996, conquistou o terceiro mandato, em 2000 foi eleito para o quarto mandato com quase mil votos. Em 2004, Nequinho imprimiu a marca de 1519 votos e foi reeleito para o quinto mandato. Em 2012, foi reeleito para o seu sexto mandato.

Em 2008, apesar de ser o quarto mais votado, não obteve o quociente eleitoral suficiente para assumir uma cadeira. Foi após esta eleição que Nequinho assumiu a Secretaria de Habitação parnaibana, posto que ocupou por três anos e meio. Sua gestão levou para o município 361 casas populares por meio da CDHU e colocou fim à antiga comunidade da Vila Esperança, além de 117 moradias do Conjunto Habitacional São Benedito, no bairro Cidade São Pedro, que foram viabilizadas com recursos do próprio município.

Em sua trajetória, Nequinho atuou em favor das causas sociais e sempre levantou esta luta como sua bandeira. Conquistou melhorias nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura Urbana, Trabalho Social, Segurança Pública e Meio Ambiente. Nequinho também conquistou junto ao governo estadual aproximadamente duas mil vagas da Frente de Trabalho para Santana de Parnaíba.

No sexto mandato como vereador, Nequinho foi vice-presidente e líder de governo junto à Câmara e assumiu a presidência da Casa, em substituição ao então presidente Elvis Cezar, que se afastou para assumir interinamente a prefeitura.

Veja mais notícias sobre Política.