Por meio do futebol, Projeto social de Barueri promove educação às crianças

ScreenShot203
Marco Antônio e meninos beneficiados pelo projeto social (Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar do pouco tempo do início dos trabalhos, o projeto social Muretinhas, idealizado por moradores de Barueri, já tem mudado a realidade de dezenas de meninos da região. A iniciativa visa educar, por meio do futebol, crianças entre 8 e 16 anos, além de oferecer lazer e cultura.

Ao Jornal da Cidade e Região, Marcos Antônio, um dos idealizados do projeto, comenta sobre as ações desenvolvidas, meios de ajudar e das expectativas para o futuro.

Para se inscrever, os interessados podem se dirigir ao Campo do Munhoz (Rua Pereira Barreto, s/n, próximo ao Rodoanel, em Osasco), de terça e quinta-feira, às 13h30 ou de sábado às 8h20, onde acontecem as aulas de atividade física.

Quando começou o projeto?

O projeto ativamente começou em junho desse ano, mas já estava no papel há alguns meses. Atualmente, realizamos as aulas de futebol no Campo do Munhoz Jr, beirando o Rodoanel. Já as aulas de inglês acontecem em um espaço no bairro Santa Cecília, em Barueri. Levamos todas as crianças de van para os locais.

Qual o propósito do Muretinhas?

O propósito do projeto é reforçar com crianças a importância dos estudos, tendo o futebol como fator de incentivo para que eles possam se interessar mais e ter melhores perspectivas para o futuro. A criança só se mantém no projeto com uma boa frequência nas aulas, bom comportamento em casa e na escola, além de serem avaliadas pelas notas que tiram. Todos devem apresentar seus boletins de bimestre em bimestre.

Quantas crianças são atendidas?

Hoje em torno de 60 - 70 crianças em média. A maioria entre 8 a 16 anos, mas já tivemos crianças de 5 anos e adolescentes de 18.

Quais são a atividades oferecidas pelo projeto?

Hoje temos aulas de futebol de terça, quinta e sábado, além de uma turma de inglês de quarta-feira. Estamos buscando abrir uma segunda turma de inglês, uma turma de informática e outra para reforços escolares. Além dessas atividades, também oferecemos passeios culturais, como ida em estádios, em teatros, museus, em concertos.

Como o esporte pode auxiliar no desenvolvimento das crianças?

O esporte auxilia as crianças a assumirem certas responsabilidades e ajuda a educá-las, tanto no incentivando o jovem a se manter bem na escola, para fazer o esporte que gosta, tanto em relação ao respeito que se deve ter em esportes coletivos.

As pessoas podem ajudar?

As pessoas podem ajudar comprando as nossas rifas que estamos fazendo para sortear as camisas dos jogadores que são nossos parceiros, como em eventos beneficentes que fazemos nos ajudar a arrecadar dinheiro, além de um sistema de sócio que dá diversos tipos de descontos, como meia no cinema, desconto em farmácias, restaurantes, cursos, colégios e faculdades.

Veja mais notícias sobre EsportesFutebol.

Veja também: