Licenciamento 2019 pode ser antecipado para todos os veículos

Licenciamento2018m

Começa nesta quinta-feira (3) e vai até o final de março o licenciamento antecipado 2019, disponibilizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Porém, é preciso quitar todos os débitos – IPVA, seguro obrigatório, multas e outros valores – antes de solicitar o serviço.

O valor para 2019 é de R$ 90,20. Para pagar, basta informar o número do Renavam do veículo no banco, caixa eletrônico ou internet banking (se disponível o serviço). A taxa de entrega dos Correios é de R$ 11. O motorista deve assegurar que o seu cadastro junto ao Detran.SP está atualizado, para que a correspondência possa ser entregue corretamente.

Todos os veículos podem aderir. O licenciamento é obrigatório, independente do ano do veículo, e a falta dele pode gerar remoção ao pátio, multas e pontos na habilitação. Motoristas cadastrados no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e que usam o aplicativo para smartphohes e tablets estão sendo avisados do licenciamento antecipado via SMS e push.

No total, existem cerca de 29,6 milhões de veículos registrados no Estado de São Paulo. Só na capital são 8,7 milhões.

Calendário

Quem não optar pelo licenciamento antecipado 2019 pode esperar pelo calendário anual. Ele começa em 1º de abril e vai até dezembro, exceto para caminhões e tratores, cujos prazos vão de setembro a dezembro.

Para o licenciamento pelo calendário, a regra é a mesma: todos os débitos do veículo, incluindo IPVA, seguro obrigatório e multas, devem estar quitados. Caso contrário, o documento não é emitido.

O proprietário pode optar pela entrega pelos Correios ou então retirar em qualquer unidade do Detran.SP ou posto Poupatempo. Para retirada, é necessário apresentar um documento pessoal com foto. 

Veja mais notícias sobre CidadeEconomia.

Veja também: