Prefeitura de Itapevi entrega à população Praça do Povo e Piscinão do Parque Suburbano

60060633_2588844307853036_5077438843305590784_n
A Praça do Povo conta com quadra poliesportiva, quadra de areia, playground, duas academias ao ar livre, bosque, calçada compartilhada (pedestres e ciclistas) e pista de caminhada.

A Prefeitura de Itapevi entregou à população, na última sexta-feira (10), dois importantes equipamentos públicos de infraestrutura, lazer e de entretenimento para a população: a Praça do Povo e o Piscinão do Parque Suburbano. Os equipamentos ficam na Avenida Rubens Caramez e beneficiarão também moradores do Jardim Rosemary e região.

A Praça do Povo conta ainda com quadra poliesportiva, quadra de areia, playground, duas academias ao ar livre, bosque, calçada compartilhada (pedestres e ciclistas) e pista de caminhada. O local tem moderna instalação de iluminação pública, a LED (Diodo Emissor de Luz). A benfeitoria oferece mais segurança a quem utiliza o espaço, assim como as luminárias têm vida útil mais longa e manutenção mais barata.

As obras da Praça foram iniciadas paralelamente à construção do piscinão contra as enchentes no Parque Suburbano, em abril do ano passado. Os trabalhos foram executados por uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura e acompanhadas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

A inauguração contou com uma atração especial, um aulão de zumba com os professores Maycon Vinicius e Wanderson Barbosa, que reuniu centenas de pessoas.

O Parque ficará aberto 24 horas e contará com patrulhamento permanente da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi.

Para Miceuenh Francisco Pires, 35, motorista e morador do Parque Suburbano, as obras foram uma grande conquista para a cidade. "Este bairro era um lixão, os alagamentos tomavam conta do Suburbano e agora é praticamente um sonho ver um lugar iluminado, cheio de vida e onde posso trazer minha família e meus filhos para se divertirem", explicou.

Sobre o Piscinão do Suburbano

Com os trabalhos no local retomados em abril deste ano, o equipamento agora receberá as águas do córrego Paim para diminuir a ocorrência de alagamentos no bairro, na Cohab e no Centro. Ele fica entre a Avenida Rubens Caramez e as ruas dos Sulamericanos e dos Paulistas, nos fundos da Escola Estadual Prof. José Sérgio Pereira. Como parte das melhorias, a rua no entorno do piscinão recebeu nova pavimentação recentemente.

O equipamento possui área de 16.500 m² e capacidade para receber 79.663 m³, ou seja, 79.633.000 litros. Ele foi o primeiro dos três reservatórios entregues. Outros dois estão em andamento na cidade e juntos eles somam aproximadamente R$ 112 milhões em investimentos. Além dele, estão em andamento os piscinões do Vitápolis e do Sapiantã.

As três intervenções são realizadas pelo Consórcio Barueri-Mirim, que é composto pelas empresas Soebe Construção e Pavimentação e Construtora Etama Ltda. Ele atua em parceria com a Prefeitura de Itapevi, que entra no projeto com contrapartidas financeiras, e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC).

1ª Escola do Futuro da história de Itapevi será no Suburbano

Em breve, o bairro contará com outra importante obra: uma das duas primeiras Escolas de Tempo Integral da história da cidade construídas pela Prefeitura e que irá ampliar em 2 mil a oferta de vagas para estudantes do ciclo I do Ensino Fundamental, de 1º a 5º ano.

Na Escola do Futuro do Parque Suburbano, as obras chegaram a 99% conclusão. A unidade, assim como do Santa Rita, deve ser finalizada até o final de 2019. A unidade no Suburbano teve as obras iniciadas em janeiro de 2018 na Avenida Rubens Caramez, 1000. Ela terá capacidade para atender mil alunos.

A unidade agora irá receber instalações hidráulicas e elétricas, revestimentos, pintura, calçadas e paisagismo. Ao todo, a administração municipal irá investir R$ 13.663.314,78 na construção da unidade. A escola contará com 6.591,15m² de área construída e 25 salas de aula cada, além de quadra poliesportiva, piscina, laboratório, salas de dança e arte, auditório, sala de informática e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas.

Suburbano deverá contar ainda com a Fatec

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Itapevi deu início a conversas para trazer para a cidade um polo da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), instituição mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. A administração municipal considera que esta será uma oportunidade para garantir mais formação de qualidade à juventude de Itapevi.

A proposta de utilizar o prédio do atual do Cemeb Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano, ao lado da Escola do Futuro, para instalar o novo equipamento foi bem aceita pelos técnicos do Estado. Paralelamente, serão iniciados os estudos para escolha dos cursos a serem oferecidos na Fatec Itapevi.

O espaço será disponibilizado após a transferência dos alunos da unidade para a Escola do Futuro de Ensino de Tempo Integral, que está sendo construída pela Prefeitura na entrada do bairro Suburbano. 

Veja mais notícias sobre Itapevi.

Veja também: