Itapevi recebe nova edição do concurso Leituras em Família

leitura-site
O concurso, que vai até o dia 5 de setembro, vai premiar as postagens dos estudantes realizadas pelo Facebook da Prefeitura

A Prefeitura de Itapevi inicia na segunda-feira (5), a segunda edição do concurso Leituras em Família. O objetivo da ação, destinada a alunos do Pré II e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, é promover o hábito da leitura tanto nos alunos da rede municipal como nos seus pais e responsáveis.

O concurso, que vai até o dia 5 de setembro, vai premiar as postagens dos estudantes realizadas pelo Facebook da Prefeitura, usando critérios como: número de curtidas, criatividade e utilização de espaços públicos do município. A ação também premiará o professor do aluno, seja ele pedagogo ou generalista.

As regras do regulamento podem ser conferidas aqui.

Além de aproximar a família da vida escolar do aluno, o projeto tem ainda como meta fortalecer os laços afetivos, reforçando o vínculo familiar, refletindo na sala de aula, formando cidadãos leitores.

Os prêmios são os seguintes:

– 1º lugar – Notebook
– 2º lugar – Celular
– 3º lugar – Tablet
– 4º lugar – Bicicleta
– 5º e 6º lugares – quatro ingressos de cinema
– 7º ao 10º lugar – uma cesta de chocolate

Como participar?

Para concorrer, é preciso:

–Curtir a página da Prefeitura no Facebook

– Ir até o post do concurso, fixado na página

– Publicar um comentário com foto da família lendo um dos livros do programa ou qualquer outro livro didático escolhido pela escola

O comentário com a foto deve descrever a experiência da leitura, além de conter o nome completo do aluno ou responsável legal, o nome da escola, da turma e do professor, com o título da foto.

Além disso, as fotos deverão ser tiradas em espaços públicos de Itapevi, como praças e parques, com o objetivo de valorizar os bairros do município e estimular a reflexão sobre o cuidado com o patrimônio público.

Para o comentário com foto ser classificado, ele precisa ter mais de 149 curtidas.

Todos os comentários com foto que conseguirem esse número serão analisadas por um júri composto por fotógrafos, professores de arte e de língua portuguesa.

A partir daí, serão selecionados os dez melhores comentários com foto, levando em consideração os aspectos visuais (espaço público e criatividade) e o relatos da leitura.

Estas deverão receber a premiação do concurso, cuja entrega está prevista para o mês de novembro.

Novas Leituras

O Novas Leituras é um programa pioneiro no município que já beneficiou 22 mil estudantes desde sua criação, em 2018. Ele tem como objetivo estimular a leitura, ao mesmo tempo em que busca estreitar relações entre pais e filhos por meio da experiência compartilhada ao ler.

Para isso, a Secretaria de Educação disponibiliza kits com cinco livros como suporte no processo de alfabetização e desenvolvimento intelectual do estudante do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

As obras são de diferentes autores e gêneros, adequados a faixa etária e nível de escolaridade de cada aluno. Todas foram avaliadas por profissionais da Supervisão de Ensino e da Gerência de Educação Básica de Itapevi.

Os livros são lidos e trabalhados em sala de aula e também em atividades orientadas em casa. Ao todo, 360 professores estão envolvidos no projeto.

O diálogo e a interpretação crítica das histórias ajudam a aperfeiçoar o vocabulário e repertório da criança, além de estreitar os laços de comunicação e afetividade com os familiares.

O concurso Leituras em Família é uma das ações que integra a proposta pedagógica do Novas Leituras. Ele foi realizado pela primeira vez no ano passado, com a participação de estudantes de 11 escolas da rede municipal.

A aluna Anna Julia Torres Novaes da Silva, 7, do 2º ano A da Cemeb Tarsila do Amaral, foi a grande vencedora, com um post com 2,9 mil curtidas. Ela e sua professora, Karine Godoy, ganharam cada uma um notebook. 

Veja mais notícias sobre ItapeviEducação.

Veja também: