Após reforma, Centro de Convivência do Idosos expande atendimento em Itapevi

2019-07-05-Festa-Junina-CCI-Clio-Junior-3
As obras revitalizaram todo o espaço, incluindo sala de informática, quadra poliesportiva e cozinha

Um mês após a conclusão da reforma do Centro de Convivência do Idoso (CCI), realizada em junho, o número de idosos atendidos no equipamento da Prefeitura chegou a 409, uma alta de 30% em relação aos cerca de 300 beneficiários que utilizavam o espaço antes da reformulação.

"Cheguei no CCI com começo de depressão porque meu único filho havia falecido.Cheguei aqui sem vontade de viver, num estado bem difícil. E, aqui, encontrei apoio, acolhimento uma família, amigos, companheirismo e um apoio moral", disse Maria Fernandes da Costa, 61, moradora do Jardim São Carlos.

As obras revitalizaram todo o espaço, incluindo sala de informática, quadra poliesportiva e cozinha. Agora, são 760 vagas disponíveis em 19 oficinas, contra 300 vagas oferecidas em nove oficinas antes da reforma.

"Aqui não havia pintura, era um lixo. Não haviam grades e nada, mas agora está tudo melhor e mais bonito. Tem bancos novos, que antes não tinham. As atividades daqui são ótimas", afirmou Antônio Sabino, morador do Jardim Julieta.

Viva Maturidade
O Centro de Convivência foi remodelado para atender as demandas do programa Viva Maturidade, lançado em abril para promover o protagonismo social da terceira idade, estimulando o empreendedorismo, desenvolvendo a autonomia, a autoestima e o bem-estar do idoso por meio de oficinas como informática, gastronomia e alfabetização.

Por meio do Viva Maturidade, o CCI oferece oficinas de ginástica, dança-terapia, dança de salão, coral, bordado em renda filé, pintura, jogos de mesa, gestão de saberes (alfabetização), informática, karatê adaptado, capoterapia, artesanato, tricô e crochê, marketing pessoal, customização de roupas, yoga e gastronomia.

Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com a Organização Social Conexão, o programa tem o apoio das empresas Alelo, Unisys, Casa Suíça e Cielo.

Centro de Convivência do Idoso 

O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é uma unidade de assistência social da Prefeitura de Itapevi que oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e em isolamento social.

As atividades são organizadas em grupos, proporcionando a convivência de diferentes culturas e vivências entre os usuários. O objetivo é desenvolver neles um sentimento de pertencimento, com ações de fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário.

O CCI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica na Avenida Cesário de Abreu, 915, no Bairro dos Abreus. Mais informações sobre o equipamento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4205-4586. 

Veja mais notícias sobre Itapevi.

Veja também: